7 dicas sobre como escolher um curso de graduação a distância

Ingressar no ensino superior faz parte da rotina acadêmica de quem deseja exercer uma função específica. Mas, diante da variedade de opções de cursos de graduação a distância oferecidas atualmente pelas instituições é perfeitamente normal se sentir inseguro na hora de bater o martelo sobre o seu futuro estudantil.

E pensando em facilitar a sua tomada de decisão nós, do blog 3DCloner, reunimos em um único texto várias dicas para quem pensa em estudar a distância. Assim, você pode conferir todos os principais pontos a serem avaliados antes de efetuar a matrícula. Confira!

 

1 – Entenda a dinâmica

Antes de tudo, é preciso que você a entenda a dinâmica de como funciona um curso de graduação a distância e avalie se ele se encaixa ao seu perfil de estudante.

Isso porque, a faculdade ead, assim como as presenciais – e é aqui que muita gente se engana – também exige que você esteja disposto a investir seu tempo tanto para assistir as videoaulas quanto para cumprir a obrigações do curso, que incluem trabalhos, atividades complementares e estágio supervisionado.

Embora a metodologia ofereça horários flexíveis, os estudantes devem ter em mente que nos cursos ead as aulas devem ser assistidas, e as atividades devem ser entregues, dentro do cronograma previsto pela instituição. Ou seja, é preciso ter muita dedicação e disciplina.

Vale lembrar que a modalidade faz bastante sucesso entre o público que precisa aliar estudo e trabalho. Por isso, antes de fazer esta escolha, avalie se consegue fazer um bom uso do curso aprendendo desta forma.

2 – Confie na avaliação do Ministério da Educação – MEC

Consultar a situação do curso e também da instituição junto ao Ministério da Educação – MEC deve ser um dos primeiros passos a se tomar quando falamos em ingresso no ensino superior. Isso porque, sendo o órgão máximo quando se trata da educação brasileira, o MEC costuma atribuir notas e conceitos que destacam a qualidade em quesitos como infraestrutura, corpo docente e metodologia.

Para tanto, o site do e-MEC se faz disponível. Por meio dele é possível consultar informações sobre o credenciamento da instituição e demais informações do curso como, por exemplo, a nota do ENADE.

3 – Busque informações sobre a instituição

Outro ponto bastante importante e que deve ser levado em consideração, é a avaliação da instituição feita por alunos e ex-alunos. Neste sentido, vale conversar e obter impressões de amigos e/ou pessoas conhecidas que já tiveram uma determinada experiência de estudo com a universidade.

Aqui é necessário observar além da estrutura oferecida. Você pode pesquisar aspectos como quais são os meios de contato oferecidos, quais são os tipos de reclamações mais frequentes e qual foi o posicionamento/atitude adotado pela faculdade.

Caso não conheça ninguém vinculado a instituição, uma pesquisa simples na internet deve bastar. Você pode analisar os principais sites de reclamações e também as redes sociais.

4 – Se informe sobre os polos de apoio

Apesar do curso de graduação ead ser realizado de forma on-line, a maioria deles possuem polos de apoio que prestam atendimento aos acadêmicos. Ou seja, locais para que o estudante possa resolver questões do curso de forma presencial, fazer provas, utilizar laboratórios, bibliotecas e demais recursos exigidos pelo curso.

Neste sentido, é importante checar estas informações antes de ingressar no curso. Lembre-se de considerar a distância do polo para eventuais necessidades de deslocamento.

5 – Fique por dentro da metodologia EAD

Atualmente, muitas instituições oferecem mais de um método de ensino, com o objetivo de possibilitar que o aprendizado se torne realmente flexível.

De forma ilustrativa, podemos citar neste contexto o EAD Premium oferecido pela Unifacvest. Nele os estudantes podem optar entre duas opções: livros consignados + plataforma online ou livros e DVD’S + plataforma online, o que garante que o estudo seja realizado mesmo em condições sem internet.

Ainda dentro deste contexto, é preciso que você verifique as plataformas que a instituição te oferece para aprimorar seus estudos. Veja se há bibliotecas, tanto físicas quanto virtuais, possibilidades de participar de cursos de extensão e utilização de recursos para aprimorar a parte prática do curso. Se a instituição oferecer esses benefícios, já é mais um ponto à frente para ajudar na sua escolha.

6 – Pesquise a qualificação do corpo docente

Em mais um tópico sobre como escolher um curso de graduação ead, agora vamos abordar a qualificação do corpo docente. Os professores, coordenadores e demais profissionais responsáveis pelos cursos a distância devem ter, além de formações na área de conhecimento do curso, experiência e qualificação para ministrar as aulas de forma on-line.

Essa experiência é essencial para que os conteúdos possam chegar até você de forma eficaz, facilitando seu aprendizado. Lembrando que você, na maioria do tempo, estará estudando sozinho, sem a presença física daquele professor, e os meios de aprendizado precisam ser completos para te oferecer um bom curso.

Servindo mais uma vez como exemplo, o EAD Premium Unifacvest conta com uma renomada seleção de professores/autores, os quais sendo autoridades em sua área de atuação, são responsáveis tanto pela produção impressa dos conteúdos, uma vez que são autores, quanto pelo conteúdo repassado em aula, já que são professores.

7 – Explore recursos complementares da graduação a distância

Como já mencionamos anteriormente neste texto, algumas instituições vão além do conteúdo programático previsto e oferecem workshops, aulas inaugurais, semanas de aprendizado complementar, palestras, cursos de extensão e outros diversos recursos que contribuem muito para a formação completa do estudante.

Essas atividades não só ajudam quem está estudando a desenvolver suas habilidades como também incentivam e preparam o formando para o mercado de trabalho.

Por isso, tão importante quanto conferir os tópicos anteriores, também é necessário se informar sobre os recursos complementares oferecidos. Não esqueça de conferir se o calendário da instituição conta com esses eventos.

 

Por fim, após receber todas as nossas dicas sobre como escolher um curso de graduação a distância, esperamos ter contribuído de forma positiva no seu processo de escolha.

Agora, depois do nosso “tutorial” a única decisão que cabe a você é definir sobre a carreira em si. Com tantas opções como curso de pedagogia ead, curso de administração ead, curso de gestão financeira ead e curso de recursos humanos ead, esperamos que você tome a decisão acertada e tenha todos os subsídios necessários para se tornar um profissional de sucesso.

Deixe seu Comentário