Curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas EAD vale a pena?

Está interessado no curso de análise e desenvolvimento de sistemas ead e tem dúvidas se essa modalidade vale a pena? Então, você chegou no lugar certo!

Aqui, você vai encontrar todas as informações que precisa sobre esse assunto, desde como é o curso, a grade curricular até o mercado de trabalho, o que você deve esperar depois de formado.

O que é Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Para começar, vamos te explicar do que se trata esse curso. A área de Tecnologia da Informação está entre as mais promissoras do mercado de trabalho atual. Dessa forma, é importante que o aluno interessado em seguir nessa área, entenda o que é Tecnologia em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, afinal, esse é um segmento que pode render uma carreira promissora.

Dessa forma, podemos dizer que a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como o próprio nome já sugere, em analisar, desenvolver, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação. Sendo assim, os profissionais responsáveis geram softwares que são executados em hardwares e operados por diversos usuários.

O que faz quem se forma em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Ao se formar em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você se torna apto a implantar, projetar, testar e gerenciar sistemas e recursos que envolvam Hardware e Software.

Dessa forma, em sua rotina de trabalho, o profissional desenvolve atividades como a elaboração de manuais, análise de dados, desenho e construção de sistema computacionais, assim como, solução de problemas variados.

Para isso, durante os quatro semestres da graduação, o aluno terá acesso a matérias como: Cybersecurity; Integração Computacional de Hardware e Software; Gestão Ágil de Projetos de Softwares; Desenvolvimento de Soluções com Python; Direitos Humanos e Relações Sociais; Desenvolvimento Web; Cloud Computing; Sistemas Operacionais E Internet Das Coisas (LOT); Engenharia de Software; Modelagem De Banco De Dados; Programação Mobile; Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos; e muitas outras disciplinas essenciais para a função.

Quais as áreas de atuação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Por ser uma profissão em alta, após concluir a graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, existem diversas possibilidades de atuação. Como, por exemplo, o desenvolvimento de softwares, em que o profissional atua em busca de soluções para as demandas de usuários e empresas. Porém, como já mencionamos anteriormente, é importante lembrar que esse trabalho passa por alguns processos importantes: levantamento de requisitos; análise de requisitos; desenho do projeto; implementação; testes; e implantação (quando o usuário recebe o software pronto para ser instalado).

O profissional também pode atuar na função DevOps, que é a pessoa que trabalha ao lado do desenvolvedor de software e do profissional de infraestrutura. Seu objetivo é realmente fazer uma ponte entre esses dois setores. Esse profissional também é responsável pela padronização dos sistemas, assim como, fazer as documentações exigidas e contribuir para o gerenciamento de novas versões. Outra atividade importante do DevOps é ajuda a simplificar os processos de produção, tornando as tarefas automáticas e as estruturas escaláveis.

A administração de redes também é outra possibilidade de atuação para esses profissionais. Nesse caso, o seu trabalho envolve a definição de quais redes são mais adequadas para um negócio; além de trabalhar a parte de hardware do processo; oferecer manutenção para garantir o bom funcionamento das redes; priorizar a segurança das informações envolvidas na rede; e ainda, verificar as possibilidades de expansão e atualização das redes.

Por fim, ainda há outros exemplos de possibilidades de trabalho no ramo da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas como: administrador de banco de dados, backend e arquiteto da informação.

Semestre 1

  • Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável
  • Cybersecurity
  • Integração Computacional De Hardware E Software
  • Gestão Ágil De Projetos De Softwares
  • Desenvolvimento De Soluções Com Python

Semestre 2

  • Desenvolvimento Web
  • Cloud Computing
  • Sistemas Operacionais E Internet Das Coisas (Iot)
  • Engenharia De Software
  • Projeto Web
  • Projeto Integrador I

Semestre 3

  • Programação Mobile
  • Devops
  • Modelagem De Banco De Dados
  • Inteligência Artificial E Ambientes Cognitivos
  • Projeto Mobile
  • Língua Brasileira De Sinais – Libras

Semestre 4

  • Governança De Ti E Direito Cibernético
  • Digital Business E Design Thinking
  • Empreendedorismo Digital E Tecnologias Exponenciais
  • Programação De Alta Performance
  • Projeto Integrador II
  • Desenvolvimento De Startups

Carga horária total do curso:      2000h

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD vale a pena?

A resposta para essa pergunta é fácil: sim! Para quem quer seguir uma carreira na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a faculdade a distância vale muito a pena. E para te ajudar a entender os motivos que fazem o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância ser tão vantajoso, separamos as principais características do curso EAD. Confira:

Material de ensino completo

O primeiro ponto a ser observado ao escolher um curso, é em relação ao material de ensino. Recomendamos que você dê preferência aos cursos que oferecem livros impressos, DVD’s e plataforma digital, o AVA. Dessa maneira, você terá mais opções de estudos, além de comodidade e portabilidade, o que facilita a otimização do tempo do estudante.

Unidade de ensino nos cursos

Quando falamos nas possibilidades de escolha dos materiais, é preciso destacar que você pode estudar com professores/autores. Essa é uma das principais características do EAD. Nessa metodologia, eles são os responsáveis por escrever os livros, gravar as videoaulas e produzir as questões das provas. Portanto, existe uma unidade de ensino em que todo o conteúdo do. Dessa forma, você pode ter um ensino de todas as disciplinas sem dúvidas.

Também precisamos ressaltar que dessa forma não há surpresas na prova. Ou seja, não há perigo de você estudar uma coisa e cair outra totalmente diferente na avaliação.

Provas Educativas

Também é preciso destacar como são as provas do EAD. Para começar, as provas presenciais podem ser agendadas. E a principal característica delas é que não possuem caráter punitivo, mas sim educativo. Ou seja, tudo que está na prova, foi ensinado durante o curso, mas não é só isso. Você também pode realizar a prova enquanto estuda, abrindo e fechando o teste quantas vezes achar necessário. Afinal, cada vez que precisa consultar o livro para responder uma questão, você fará uma revisão do conteúdo. Ou seja, a prova é uma continuação dos seus estudos.

Início de novas turmas

Diferente do ensino presencial, que inicia novas turmas uma ou duas vezes por ano. No ensino a distância novas turmas iniciam todos os meses. Então, você não precisa esperar até o começo do próximo semestre para começar a estudar.

Aprendizado personalizado

Com a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas cada aluno tem um aprendizado personalizado de acordo com suas preferências e objetivos. Isso acontece pois é possível respeitar o ritmo de aprendizado de cada um. Dessa forma, você pode acelerar uma aula de um assunto que já tenha conhecimento. Ou pode se demorar mais em um tema que tenha interesse ou em um assunto que tenha maior dificuldade.

Qualidade do corpo docente

Sabemos que os professores são essenciais para garantir a qualidade de ensino. E o ensino a distância não tem barreiras geográficas. Então, é possível reunir os melhores professores de todo país para criar um curso de extrema qualidade. Sendo assim, você vai aprender com os profissionais mais experientes e gabaritados em suas áreas, sem precisar se deslocar até eles.

Para finalizar, podemos dizer que a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância vale sim a pena. O curso tem a qualidade necessária para formar um profissional com as habilidades que o mercado exige nessa área. Ao finalizar o curso, você encontrará um mercado de trabalho aquecido, com ótimas oportunidades em empresas que valorizam essa formação.

 

Deixe seu Comentário