Curso superior de tecnologia: confira as vantagens de um tecnólogo!

Muitas pessoas estão pesquisando e querendo saber mais sobre o curso superior de tecnologia. Afinal, esse formato se difere um pouco das graduações de bacharelado e licenciatura e pode trazer boas vantagens para o futuro profissional. Então, confira o post até o final, fique por dentro das informações e escolha um dos cursos de tecnologia EAD para se matricular.

O que é tecnólogo nível superior?

Sendo assim, precisamos começar explicando o que é tecnólogo nível superior. Dessa forma, o primeiro ponto a lembrar é que o curso de tecnologia ou tecnólogo é uma graduação, ou seja, um curso de nível superior. Porém, ele se difere um pouco do bacharelado e da licenciatura. Para começar, o tempo de duração é menor, ele costuma durar de dois a três anos.

Mas, é preciso entender porque esse tempo de duração é mais curto. É que o curso superior de tecnologia é focado muito mais na prática do que na teoria. Sendo assim, o curso prepara o estudante para o dia a dia da profissão e para o que o mercado de trabalho espera dele. Dessa forma, podemos dizer que essa já é a primeira vantagem desse método de ensino.

É importante lembra que no Brasil, os cursos de tecnologia foram criados nos anos 70. E desde essa data a oferta não parou de crescer. O principal impulso para essa procura é que o país atingiu um índice acelerado de crescimento depois dos anos 2000. Sendo assim, o Brasil precisou de mão de obra especializada e rápida para se desenvolver.

Então, o tecnólogo, ou seja, o profissional formado, pode trabalhar em praticamente qualquer empresa, indústria ou órgão público. Com esse grande leque de atuação sempre há boas oportunidades abertas.

Cursos de tecnologia

Dessa forma, existem diversos opções de cursos de tecnologia. Trouxemos abaixo, alguns exemplos para você ter uma ideia de quais são os cursos superiores de tecnologia.

Tecnólogos em Ambiente e Saúde

Estética e Cosmética

Gestão Ambiental

Gestão Hospitalar

Radiologia

Saneamento Ambiental

Sistemas Biomédicos

 

Tecnólogos em Controle e Processos Industriais

Automação Industrial

Eletrônica Industrial

Eletrotécnica Industrial

Gestão da Produção Industrial

Manutenção de Aeronaves

Manutenção Industrial

Mecatrônica Industrial

Processos Metalúrgicos

 

Tecnólogos em Gestão e Negócios

Comércio Exterior

Comunicação Institucional

Comunicação Pública

Gestão Comercial

Empreendedorismo

Gestão da Qualidade

Secretariado

Gestão de Cooperativas

Processos Gerenciais

Gestão de Recursos Humanos

Negócios Imobiliários

Gestão Financeira

Logística

Marketing

 

Tecnólogos em Informação e Comunicação

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Banco de Dados

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão de Telecomunicações

Jogos Digitais

Redes de Computadores

Segurança da Informação

Redes de Telecomunicações

Sistemas para Internet

Telemática

 

Tecnólogos em Infraestrutura

Agrimensura

Construção de Edifícios

Controle de Obras

Estradas

Geoprocessamento

Gestão Portuária

 

Tecnólogos da área Militar

Ciências Militares

 

Tecnólogos em Produção Alimentícia

Agroindústria

Alimentos

Viticultura e Enologia

 

Independente de qual for a sua escolha, saiba que o curso superior de tecnologia não possui a exigência do estágio supervisionado e nem do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). E esses pontos também contribuem para que o curso possua um tempo menor de duração, mas sem perder a qualidade de ensino. Afinal, como essa graduação é focada na prática é como se o aluno desempenhasse sua função em um estágio diário.

Curso superior de tecnologia x curso técnico

Uma dúvida bastante frequente nas pesquisas é em relação a diferença entre curso de tecnologia e curso técnico. Aliás, muitas pessoas acreditam que ambos significam a mesma coisa, mas eles são diferentes. Afinal, como você já sabe, o curso de tecnologia é de ensino superior, porém, o curso técnico é considerado de nível médio. Ou seja, apenas o de tecnologia te garante o diploma de graduação.

Outra pergunta frequente é: qual a diferença entre curso tecnológico e curso superior. Porém, o curso tecnológico também é de nível superior. Essa é apenas uma maneira diferente de se referir aos cursos de tecnologia ou tecnólogo.

É importante que você tire suas dúvidas sobre o assunto, assim, não tem perigo de se confundir na hora de fazer a sua escolha e começar a estudar. Até porque, para se matricular em um tecnólogo, você precisa ter concluído o ensino médio. Já no curso técnico há opções de cursar até mesmo junto com os dois últimos anos do ensino médio.

Vantagens do curso superior de tecnologia

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esses cursos, podemos te explicar melhor sobre as vantagens deste formato. A principal delas, é que o aluno pode se formar em pouco tempo, cerca de dois anos. Se comparado com o bacharelado e a licenciatura é uma ótima vantagem, já que esses cursos possuem em média quatro anos de duração.

Mas o ponto não é apenas se formar antes, mas já estar pronto para o mercado de trabalho e para conquistar uma vaga na área. Afinal, como o curso é focado na prática, o aluno já tem uma prévia de como será o seu dia a dia de trabalho. Por isso, está mais bem preparado para enfrentar os desafios da profissão.

Além disso, outra vantagem que precisa ser levada em conta é que as áreas oferecidas por esses cursos estão com grande demanda por profissionais qualificados. Por isso, a maioria dos profissionais recém formados já estão contratados.

Ou seja, os tecnólogos não são para aquelas pessoas que querem focar na docência ou em pesquisas na área. Esses cursos são direcionados para quem quer entrar no mercado de forma rápida e começar a desenvolver sua função.

Curso de tecnologia EAD

Então, se você está convencido a iniciar sua matrícula, nosso conselho é que você invista em um curso de tecnologia EAD. Afinal, assim você pode aliar a qualidade de ensino a outras vantagens exclusivas deste método. Por exemplo, no EAD Pleno Unilins cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas. O livro é o seu guia na hora de estudar, os conteúdos estão organizados em formato de plano de estudos, sempre elencados na ordem exata em que você deve estudar. Além disso, o mesmo conteúdo do livro está contido nas videoaulas, assim, a melhor forma para estudar fica a sua escolha.

Deixe seu Comentário