Cursos técnicos: quais são as vantagens e desvantagens?

Se você está pesquisando por cursos técnicos veio ao lugar certo. Afinal, no post de hoje vamos falar sobre os benefícios de um curso técnico e também sobre os pontos negativos dessa modalidade de estudos. Além disso, vamos tirar todas as dúvidas sobre o assunto para que você possa escolher os melhores cursos técnicos para o seu futuro profissional e assim deslanchar na carreira escolhida por você. Mas, antes de se aprofundar no tema, precisamos falar sobre o que são cursos técnicos EAD ou presencial.

O que são cursos técnicos?

Dessa forma, podemos dizer que os cursos técnicos são considerados de nível médio. Então, para se matricular em um curso técnico, é preciso apenas ter concluído o ensino fundamental. Inclusive, muitos alunos optam por cursar o técnico durante o decorrer do ensino médio. Assim, eles terminam os estudos já com uma profissão e podem ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação garantida e recebendo um salário atrativo. Porém,  existe uma exceção, que é o curso técnico em radiologia, que exige dos seus alunos, o diploma de conclusão do ensino médio.

Os cursos técnicos são facilmente encontrados em escolas como os institutos federais de educação, escolas técnicas e instituições do Sistema S, por exemplo: Senai e o Sebrae. Também é importante ressaltar que você pode optar entre cursos técnicos online e presenciais, assim como acontece na graduação.

E para fechar a nossa primeira explicação, os cursos técnicos podem durar entre 1 ano e meio e dois anos. Porém, os cursos que são integrados ao Ensino Médio, tem duração de 3 anos, ou acompanham apenas os dois últimos anos desse nível do ensino básico.

Vantagens e desvantagens de fazer um curso técnico

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, podemos entrar no tema deste texto e falar sobre as vantagens e desvantagens de fazer um curso técnico. E para falar a verdade, você já deve ter reparado em alguns dos benefícios de um curso técnico pelo que leu deste post até agora. Mas, vamos enumerar as vantagens logo abaixo, assim, você pode ver com maior clareza. E claro, para falar sobre os pontos positivos e negativos, temos que comparar essa modalidade de ensino com uma outra, por isso, usamos como base a graduação.

Benefícios de um curso técnico

  • Menor tempo de duração do que um curso de nível superior, o curso técnico tende a durar de 1 a 2 anos;
  • Proporciona salários atrativos para os profissionais formados;
  • Permite uma entrada rápida no mercado de trabalho;
  • Pode ser cursado em paralelo ao ensino médio, assim, o profissional pode terminar os estudos pronto para o mercado de trabalho;
  • Curso focado na prática, no dia a dia de trabalho e no que o mercado espera do profissional;
  • E há uma carência no mercado de profissionais com curso técnico.

Como você conseguiu observar, há muitos benefícios em optar pelos cursos técnicos. Afinal, são cursos rápido, focados na prática e que preparam os profissionais para o mercado de trabalho. Mas, como tudo tem dois lados, também vamos falar um pouco sobre as desvantagens, assim, você ter acesso a toda a informação e fazer a sua escolha.

Desvantagens de um curso técnico

  • Dependendo da área escolhida, um profissional formado em curso técnico pode ganhar menos que um graduado;
  • Os cursos técnicos não são de nível superior.

Sendo assim, entre as vantagens e desvantagens de fazer um curso técnico, o lado negativo é menor. E, basicamente, ele envolve uma informação: curso técnico não é de nível superior. Aliás, muitas pessoas se confundem com isso, por isso, vamos explicar mais para frente a diferente entre curso técnico e curso tecnológico.

Porém, esse não é um ponto de desvantagem caso você tenha traçado uma linha profissional para seguir com a sua carreira. Por isso, antes de se decidir sobre a área que quer escolher, pesquise o mercado, converse com profissionais formados, veja qual é a média salarial, mas também, foque em quais são as suas habilidades e preferências. Afinal, é bom lembrar que é um profissional qualificado e comprometido que faz uma boa profissão.

E também, vale frisar que, é possível, por exemplo, fazer um cursos técnico juntamente com o ensino médio e depois seguir para uma graduação. Mas é interessante manter a mesma área, assim, você já começa a carreira com um diferencial e mais qualificado que os seus concorrentes.

Melhores cursos técnicos

Para te dar uma mãozinha, separamos abaixo, os melhores cursos técnicos. Ou seja, aqueles que são mais procurados e recebem um destaque no mercado acadêmico e, consequentemente, no mercado de trabalho. Então, confira a lista logo abaixo, e veja se você também se interessa por algum deles.

  • Técnico em Administração;
  • Técnico em Construção Civil;
  • Técnico em Edificações;
  • Técnico em Eletrônica;
  • Técnico em Enfermagem;
  • Técnico em Estética;
  • Técnico em Farmácia;
  • Técnico em Logística;
  • Técnico em Mecânica;
  • Técnico em Mecatrônica;
  • Técnico em Química;
  • Técnico em Secretariado;
  • Técnico em Segurança do Trabalho.

Diferença entre cursos técnicos e tecnológicos

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a diferença entre cursos técnicos e tecnológicos. Então, não poderíamos terminar este texto sem sanar essa dúvida. Sendo assim, como você já sabe, os cursos técnicos são de nível médio, porém, os tecnólogos são considerados cursos de nível superior, ou seja, graduações. Sendo assim, para se matricular em um tecnólogo é preciso já ter concluído o ensino médio.

Porém, uma semelhança entre eles é o foco na prática. Afinal, o tecnólogo também possui essa estratégia de focar no dia a dia da profissão. E até mesmo por isso, tem uma duração menor que os demais cursos de graduação, o bacharelado e a licenciatura, durando entre um e dois anos.

Sendo assim, o nosso conselho e que você pesquise também pelos cursos tecnológicos disponíveis no mercado. Outra dica, é iniciar por um curso técnico, se lançar no mercado e depois complementar seu conhecimento com um curso tecnológico. Mas, é claro, tudo vai depender do seu objetivo e situação atual. Porém, agora você tem acesso a todas as informações que precisa sobre cursos técnicos e pode fazer a sua escolha.

Deixe seu Comentário