Faculdades presenciais versus Faculdades EAD. Como escolher?

Uma das maiores causas de dúvida entre quem pretende iniciar uma graduação ou de pós-graduação não tem sido mais qual curso escolher, se é melhor estudar de dia ou de noite, ou qual é a instituição de ensino superior mais conceituada. O que mais tem tomado tempo dos futuros graduados ou pós-graduados é optar pela modalidade que melhor atende suas necessidades: presencial ou EAD. Nesta postagem tentaremos deixar essa escolha mais fácil, e claro, como o foco do blog é o ensino a distância, mostraremos quais as principais vantagens de optar por ele.

Muito dessa dúvida que citamos acima se deve ao fato de que o número de pessoas que não conhece o funcionamento de uma faculdade a distância ainda é bastante amplo. Até porque não faz tanto tempo assim que a hipótese de se formar em um curso superior sem a necessidade de estar 100% do tempo dentro de uma sala de aula era algo inimaginável. Porém, como em tudo na vida, e devemos ser gratos por isso, sempre haverá evolução, e no ensino não poderia ser diferente.

Atualmente são inúmeros os casos em que a graduação EAD, por exemplo, tem maior número de matriculados. Milhões de pessoas já estudam a distância no Brasil, principalmente pelas tantas vantagens que essa modalidade proporciona, entre elas a flexibilidade de horário, a possibilidade de poder escolher o tipo de material didático com o qual irá estudar, a economia (de tempo e de dinheiro) de não precisar se deslocar diariamente a um ambiente de estudo físico, a liberdade de poder optar pela duração e valor de mensalidade que melhor se encaixa nas condições, o diploma que tem exatamente a mesma validade de um conquistado na faculdade presencial.

Falando especificamente sobre a questão do diploma, esse é um dos maiores medos entre aqueles que pensam em matricular-se em um curso a distância mas acabam não o fazendo. Muitos ainda acreditam que o mercado de trabalho não aceitará um documento que ateste que a graduação ou a pós-graduação foi concluída através de EAD. Bom, primeiramente isso não existe, pois se a instituição pela qual você escolher for reconhecida pelo Ministério da Educação, o diploma será válido de maneira igual. E segundo, nele não há qualquer tipo de informação se a conclusão se deu através de ensino presencial ou a distância. Portanto, fique tranquilo.

Material Didático

Ao escolher uma faculdade EAD, você terá a liberdade de optar por com qual material didático prefere estudar. Por mais que muitos já tenham soltado um pouco das amarras daquela ideia de que apenas um curso presencial forma bons profissionais, ainda seguem mantendo o tradicionalismo que material de estudo deve ser físico. Nesse caso existe a opção dos livros impressos e das videoaulas em DVD’s.

Agora, obviamente existem os que não abrem mão, em hipótese alguma, de estarem conectados a todo momento. Para esses existem os livros e as videoaulas digitais, que podem ser acessados a todo momento no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

AVA

E já que falamos sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o popular AVA, nada melhor que darmos uma detalhada maior sobre essa tão importante ferramenta, na qual, quem opta pela modalidade EAD, passará a maior parte de sua vida acadêmica, mesmo que prefira estudar com os materiais didáticos físicos.

Um bom AVA deve ser moderno e intuitivo, pois nele, além de ler os livros digitais e assistir às videoaulas (para quem assim preferir), também serão realizadas a grande maioria das provas, no caso aquelas que são online, e mesmo as provas que precisarão ser feitas presencialmente no polo mais próximo de sua casa, também deverão ser agendadas pelo AVA. Isso sem contar uma série de outras situações como acompanhamento do progresso no curso, conferência de notas, solicitação de documentos acadêmicos, enfim.

Polos

Parágrafo após parágrafo vamos pegando ganchos que comprovam o quão mais vantajoso é fazer sua graduação ou sua pós-graduação na modalidade a distância. Acima falamos a respeito dos polos, essa é mais uma característica importantíssima que só o EAD proporciona, pois são inúmeros polos espalhados pelo Brasil, e um certamente estará localizado próximo a você. Muito provavelmente bem mais perto do que a faculdade presencial menos distante.

E esses polos não servem ao aluno apenas no momento de realizar as poucas provas presenciais necessárias. Muito pelo contrário! O polo pode te salvar também na hora de fazer as provas online, caso por exemplo você fique sem acesso à internet. Eles possuem salas com vários computadores, totalmente à disposição dos alunos, nos quais, além das avaliações, poderão ainda acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem também para lerem os livros ou assistirem às videoaulas.

Duração do Curso e Valores das Mensalidades

Somente uma faculdade EAD, ou melhor, somente as melhores faculdades EAD além de tudo o que já falamos acima, te darão a possibilidade de escolher qual será a duração do seu curso e quanto prefere pagar de mensalidade. Isso mesmo. Quem decide em quanto tempo irá se formar e quanto pagará mensalmente durante esse período é você.

Mas aqui cabe um detalhe muito importante, entre as opções de duração nunca haverá uma que não atenda a carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC). É necessário ficar muito atento a isso, pois existem muitas instituições que prometem diploma em tempo recorde, mas elas estão burlando regras. Se alguma oferta que pareça boa demais para ser verdade for feita a você, desconfie e pule fora, assim serão evitadas muitas dores de cabeça, inclusive no que diz respeito a validade do diploma.

Será que você tem perfil para o EAD?

Após ler tudo o que falamos acima você ainda pode estar se perguntando se o ensino a distância é para você, se seu perfil atende o que é necessário para estudar nessa modalidade. Então faremos um check list:

– Você tem disponibilidade para dedicar algumas horas do sua dia para a leitura dos livros ou para assistir às videoaulas das disciplinas que compõem o curso?

– Consegue ter o foco e a determinação necessárias para ir de encontro ao principal objetivo, que é a conquista do diploma, sem permitir que distrações o atrapalhem?

– Será disciplinado para realizar as provas e demais atividades, sejam elas online ou no polo, dentro dos prazos?

– Quer se tornar um profissional completo?

Se respondeu sim a todas as perguntas acima, então já sabe entre uma faculdade EAD ou presencial qual é melhor para você

Deixe seu Comentário