Home » O que é FIES? Inscrições, como funciona o FIES e quem pode participar
Se você quer saber mais sobre o Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido como FIES, veio ao lugar certo. Vamos esclarecer dúvidas como, por exemplo: “o que é?”, “quem pode ser fiador do FIES?”, ”como funciona o FIES?” e “quem pode se inscrever no FIES?”. Afinal, quando você tem acesso a informação pode tomar uma decisão com mais prioridade e também ficar consciente dos seus direitos e obrigações.
Então, vamos começar falando sobre o que é FIES. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é, na verdade, uma iniciativa do governo federal. O objetivo é auxiliar os alunos brasileiros a terem acesso ao ensino superior por meio de crédito estudantil.
Se você ainda ficou com dúvidas sobre como funciona o FIES, saiba que esse programa oferece juros baixos, ou até mesmo zero juros, além de um prazo longo para começar a pagar, já que a cobrança só inicia após a formatura do estudante. Ou seja, é uma boa possibilidade para tirar os sonhos do papel e iniciar uma graduação.
É importante dizer que para conseguir uma vaga no FIES, você precisa de uma boa nota no ENEM, afinal, esse é o principal critério. Ou seja, os cursos mais procurados são aqueles com maior taxa de concorrência no FIES também. Em medicina, por exemplo, a nota de corte pode ultrapassar os 700 pontos, porém, em outros cursos menos disputados a pontuação chega perto de 450. Mas é claro, vale lembrar que a nota de corte muda de acordo não só com o curso, mas também com a instituição, turno de estudo e local escolhidos pelo candidato na hora da inscrição.
A boa notícia é que você pode mudar a sua opção de curso quantas vezes quiser, mas é claro, só até o encerramento do processo de inscrições. E para garantir uma boa nota no ENEM pode ser interessante apostar em um preparatório. Assim, é possível aprender de forma mais direcionada e ter melhores resultados. Você também pode testar seus conhecimentos respondendo questões de exames anteriores, assim, pode ter uma prévia do que estará te esperando.
Todo o processo de inscrição vai ser exemplificado no próximo tópico e ele é gratuito, porém, antes precisamos esclarecer quem pode se inscrever no FIES. É importante que você saiba essas informações de forma antecipada, confira os requisitos:
Se você ficou interessado no programa e está dentro dos requisitos exigidos, saiba que segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, em 2021 haverá três edições do programa. As primeiras datas previstas para inscrições FIES são janeiro e abril, a terceira delas será no segundo semestre. Normalmente, há apenas duas edições por ano, mas, devido a pandemia, o calendário foi alterado.
Para realizar o processo de inscrição, você precisa seguir o passo a passo abaixo. Porém, é preciso lembrar que só estará disponível quando o prazo para se inscrever estiver aberto.
Antes de falar necessariamente sobre quem pode ser fiador do FIES, você precisa saber que existem dois tipos de fiança, a convencional e a solidária. Sendo assim, a fiança convencional é assegurada por duas pessoas que comprovem renda igual ou superior ao dobro do valor da mensalidade do curso que foi financiado.
Já o fiador solidário é quando um grupo de 3 a 5 estudantes se reúnem para atuar como fiadores um dos outros. Dessa forma não é preciso comprovar renda, mas caso um dos estudantes deixe de pagar a mensalidade, os outros participantes terão que assumir a responsabilidade. Porém, para participar dessa modalidade de fiança é preciso que todos os participantes estejam matriculados na mesma faculdade e campus onde o curso é oferecido. E também não é possível participar parentes ou quem já faz parte de algum outro grupo de fiança solidária.
Agora que você já sabe a diferença entre essas duas formas, vamos falar sobre quem pode ser fiador do FIES, o banco não aceita como fiador:
E, para finalizar, para garantir o financiamento, o fiador precisa apresentar alguns documentos ao banco. São eles: documento de identificação oficial, com foto, recente; CPF; comprovante de residência e comprovante de rendimentos (exceto no caso de fiança solidária).
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário