Home » O que é o curso de tecnologia em sistemas para internet?
O curso superior de tecnologia em sistemas para internet chegou para complementar a área de tecnologia da informação, e com o objetivo de atender a crescente demanda do mercado, que se torna cada vez mais tecnológico e conectado.
A graduação, que tem duração de até 32 meses, possibilita atualizar conhecimentos não só na área de TI, como também nas áreas de comunicação, criação, programação, marketing e gestão.
Isso tudo para que, depois de formado, o profissional seja capaz de fazer uso das mais diversas ferramentas para o desenvolvimento, manutenção e operação de aplicativos, sites e plataformas móveis para a internet e/ou intranet.
O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet a distância tem como objetivo específico formar profissionais aptos a desenvolver e gerenciar sistemas para Internet, com base na compreensão do processo tecnológico.
E para poder atuar em toda e qualquer solução conectada que conhecemos, os acadêmicos devem cumprir aproximadamente 2.000h de estudos/atividades, distribuídas em 4 semestres.
Neste sentido, para ilustrar como funciona um curso de tecnologia em sistemas para internet ead, compartilhamos abaixo a grade curricular oferecida pelo EAD Plus Santa Cruz.
Semestre 1
Módulo 1A
Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável
Cybersecurity
Integração Computacional de Hardware e Software
Módulo 1B
Digital Design
Gestão Ágil de Projetos de Design
Direitos Humanos e Relações Sociais
Atividade Curricular de Extensão (ACE) I
Atividade Prática E Complementar (APC) I
Semestre 2
Módulo 2A
Desenvolvimento Web
Gestão De Negócios Web e Gamificação
Sistemas Operacionais E Internet Das Coisas (LOT)
Módulo 2B
Engenharia de Software
Projeto Web
Educação Ambiental
Atividade Integradora I
Atividade Curricular de Extensão (ACE) II
Atividade Prática e Complementar (APC) II
Semestre 3
Módulo 3A
Programação Mobile
Devops
Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos
Módulo 3B
Projeto Mobile
Desenvolvimento de Soluções com Python
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Atividade Curricular de Extensão (ACE) III
Atividade Prática e Complementar (APC) III
Semestre 4
Módulo 4A
Governança de TI e Direito Cibernético
Digital Business e Design Thinking
Empreendedorismo Digital e Tecnologias Exponenciais
Módulo 4B
Desenvolvimento de Aplicações Web de Alta Performance
Atividade Integradora II
Atividade Curricular de Extensão (ACE) IV
Atividade Prática e Complementar (APC) IV
Desenvolvimento de Startups
Possibilitando seu ingresso ou progressão no mercado de trabalho, o EAD Plus Santa Cruz permite ainda que, ao final de cada módulo sinalizado acima, você receba uma certificação específica, referente aos conteúdos estudados no período.
Assim, quando concluir sua graduação, além do diploma, você conquistará um total de quatro certificados de qualificação profissional, que proporcionam a atuação profissional desde o início do curso. São eles:
Certificado de Qualificação Profissional em Design de Web
Obtido após a conclusão do módulo 1, este certificado de qualificação profissional é equivalente ao de um curso de Web Design.
Certificado de Qualificação Profissional em Sistemas Web
Já após terminar o módulo 2, o certificado profissional conquistado será o equivalente ao de um curso de Desenvolvimento de Sistemas Web.
Certificado de Qualificação Profissional em Soluções Mobile
No fim do módulo 3, será garantido o certificado de qualificação profissional equivalente ao conquistado em um curso de Programação Mobile ou em um curso de Desenvolvimento Mobile.
Certificado de Qualificação Profissional em Empreendedorismo na Internet
E por fim, no módulo 4, o certificado terá equivalência ao conquistado em curso de Empreendedorismo Digital ou curso de Empreendedorismo na Internet.
Fazendo uso de linguagens e códigos de programação e também de outros conhecimentos, quem se forma em Tecnologia em sistemas para internet é capaz de projetar, desenvolver e implantar sistemas que estejam conectados com a internet.
Ou seja, está habilitado para montar desde sites para redes internas de empresas, conhecidos como intranet, implantar sistemas de comércio eletrônico, até mesmo se envolver no desenvolvimento e criação de aplicativos para tablets e smartphones.
Mas, a atuação deste profissional tão importante não acaba por aí. Além de ser o responsável pela construção e implantação destes sistemas, muitas vezes cabe a ele ainda a manutenção, atualização e monitoramento das ferramentas.
Por isso, esta é uma das carreiras que exigem constante atualização, tanto teórica quanto prática.
E para que você possa entender mais sobre a profissão, separamos abaixo algumas informações sobre as suas atribuições:
Já com relação ao campo de atuação dos tecnólogos, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia elaborado pelo Ministério da Educação – MEC, eles podem ser:
Como já mencionamos anteriormente, no início deste texto, tendo uma sociedade cada vez mais ativa e conectada quando o assunto é internet, pode-se dizer que o cenário é mais do que promissor para quem deseja ingressar no curso superior de tecnologia em sistemas para internet a distância e seguir carreira na área.
Para provar, reunimos os dados divulgados pelo IBOPE Media, que aponta o Brasil como o quinto país com maior número de conexões à internet, considerando ainda que metade dos brasileiros possuem acesso à rede.
Desta forma, a garantia de emprego é certa para quem possuir um diploma em mãos. E sabendo disso, reunimos abaixo algumas possibilidades de atuação que podem ser vivenciadas por quem concluir o curso.
Analista de Desenvolvimento de Sistemas – carreira onde o profissional é responsável por desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar os sistemas de informação.
Analista de Sistemas para Internet – neste cargo o profissional analisa e desenvolve projetos de sistemas para web, levantando requisitos, mapeando processos e realizando modelagem de dados.
Desenvolvedor de sites – Neste função o desenvolvedor fará uso de códigos de programação para criar sites, portais, aplicativos, lojas virtuais e fóruns.
Agente de Segurança da Informação na Web – De forma específica, esta função concentra seus esforços em proteger as informações inseridas na web. Então, a principal atividade a ser desenvolvida é proteção e preservação de conteúdos sigilosos.
Desenvolvedor de Apps – O profissional que atuar neste cargo será responsável pelo desenvolvimento de aplicativos, desde jogos a recursos relevantes para as empresas.
Nas diferentes áreas de atuação, os profissionais de Sistemas para Internet encontram algumas das melhores remunerações do mercado, o que é bastante característico da área de tecnologia. O tecnólogo atualmente recebe, em média, R$ 5.872,05, e o valor pode chegar até R$ 12.974,60, segundo a Pesquisa do site Salário.com
Vale lembrar que para se destacar no mercado e alcançar as melhores oportunidades, você deve realizar uma boa faculdade e, posteriormente, investir em cursos de qualificação na área.
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário