Por que optar por uma pós-graduação em língua portuguesa, redação e oratória?

Se você tem uma formação na área da educação e quer se especializar no ensino de Língua portuguesa, veio ao lugar certo. Aqui, você vai encontrar todas as informações que precisa sobre o curso de pós-graduação em língua portuguesa, redação e oratória.

Mercado de trabalho para profissionais especializados em Língua Portuguesa, redação e oratória

Ter um bom domínio da Língua Portuguesa vai muito além de dominar todas as regras, ela nos ajuda a nos comunicar melhor, seja de forma escrita ou falada.

A Lei Nº 9.394, De 20 De Dezembro De 1996 estabelece que o ensino da Língua Portuguesa seja obrigatório na educação básica. Portanto, podemos dizer que existe um amplo mercado de trabalho para os profissionais que são habilitados a trabalhar nesse campo do ensino.

Para atuar no ensino e em outras áreas relacionadas à Língua Portuguesa, o profissional precisa, além de uma formação em ensino superior, concluir a pós-graduação em redação e oratória.

Em que áreas pode trabalhar um profissional com a pós-graduação em Língua Portuguesa, redação e oratória?

Após concluir o curso, o profissional pode atuar em diversas áreas dentro do campo da educação, entre as principais, podemos destacar:

  • Ensino: Pode exercer a função como professor de Língua Portuguesa, Redação ou Literatura nos ensinos fundamental e médio.
  • Tradução: Esse profissional é o responsável por traduzir textos em português para outros idiomas e vice-versa.
  • Editoração: Edita textos variados: obras literárias, acadêmicas, anúncios, entre outros. Também define o formato e faz adaptações nos textos para adequar aos diferentes tipos de mídia.
  • Revisão: Revisa textos, corrigindo tanto a ortografia e a gramática, além da estrutura deles, adequando dentro das normas exigidas.
  • Produção Textual: Habilitado a escrever diversos estilos de textos, como romances, novelas, prosas, crônicas, entre diversos outros.

Pós-graduação em Língua Portuguesa: Redação e Oratória

A pós-graduação em Língua Portuguesa: Redação e oratória amplia e melhora a capacidade de elaboração e produção de textos científicos e literários, trabalhando na correção de determinados erros de aprendizado, concernentes aos principais tópicos da Língua Portuguesa.

A pós-graduação online em língua portuguesa, redação e oratória tem como objetivo o aperfeiçoamento de profissionais que utilizam o português como ferramenta de trabalho, instrumentalizando assim o uso social da língua nas diferentes esferas discursivas da sociedade.

Ele é voltado aos educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

O aluno do curso de pós-graduação em Língua portuguesa redação e oratória, tem acesso a conteúdos como: Didática do Ensino Superior

  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Concordância e Regência
  • Prática Textual em Língua Portuguesa
  • Argumentação e Retórica
  • Oratória

É importante destacar que cada módulo do curso tem 75 horas de duração e ao todo, o curso tem uma carga de 450 horas. Além disso, essa especialização pode ser feita em 6, 9 ou 12 meses.

Por que escolher o curso de pós-graduação em língua portuguesa, redação e oratória a distância?

Existem vários motivos para fazer um curso de pós-graduação na área da educação, que tem sempre grandes possibilidades de trabalho e crescimento profissional.

Primeiramente, é preciso destacar que um dos principais fatores para fazer um curso de pós-graduação é o critério financeiro. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

Os cursos EAD foram os que mais cresceram nos últimos anos, e aqui você vai descobrir as vantagens de escolher essa modalidade de ensino.

Primeiramente, você precisa saber que ao optar pós-graduação ead em língua portuguesa, redação e oratória, você vai ter acesso a todas as aulas, livros, provas e informações sobre seu curso através de um Portal, chamado de AVA. Dentro deste Ambiente Virtual de Aprendizagem, o aluno também vai poder solicitar documentos, ver notas, fazer avaliações e diversos outros serviços ofertados pela instituição de ensino através desse sistema.

Outro ponto importante que você deve se atentar ao escolher um curso EAD é em relação aos materiais ofertados aos alunos do curso de pós-graduação. Com essa metodologia, o aluno se torna o protagonista do próprio aprendizado e pode escolher de que forma quer estudar, podendo optar pelo uso de materiais impressos, videoaulas ou DVDs. Sendo assim, é preciso que você avalie de qual forma absorve melhor os conteúdos e utilize os métodos que melhor se encaixam no seu perfil. Mas a nossa dica, pensando na qualidade do seu aprendizado, é que você una as duas formas de estudos: livros e videoaulas. Assim você consegue absorver o máximo de conteúdos possíveis e tem a possibilidade de tirar as suas dúvidas consultando o material impresso ou as videoaulas como apoio.

Além disso, ao estudar com materiais impressos você torna seu aprendizado muito mais profundo, pois vai poder grifar ou fazer anotações nas partes que forem mais importantes para você.

Também é importante frisar sobre essa metodologia de ensino é que os materiais didáticos são produzidos pelos autores/professores. Os livros, sejam eles impressos ou digitais, têm o formato de plano de estudos. Cada capítulo do livro tem uma videoaula correspondente.

O professor de cada disciplina fica responsável por escrever o livro, gravar a videoaula e produzir as questões da prova. Assim, conseguimos manter uma unidade de ensino, trazendo melhores resultados para os alunos.

Por fim, é preciso destacar outro ponto importante a ser destacado em relação ao EAD: nessa modalidade apenas o ritmo de aprendizagem do aluno é o que importa. Com as aulas a distância, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre o curso de pós-graduação em língua portuguesa, redação e oratória já pode se inscrever nessa especialização. Comece agora mesmo a se preparar para ser um profissional de sucesso nessa área da educação que prevê um grande crescimento nos próximos anos!

 

 

Deixe seu Comentário