Pós-graduação EAD em Libras – tudo o que você precisa saber sobre o curso

Se você está interessado no curso de pós-graduação EAD em Libras, mas ainda tem algumas dúvidas sobre essa especialização, veio ao lugar certo. Afinal, no post de hoje, vamos te contar todos os detalhes sobre a pós, você vai conferir o tempo de duração, quais são as matérias ensinadas e como é o mercado na área. Então, confira o post até o final e fique bem informado.

O que são Libras?

Mas, antes de falar sobre a especialização propriamente dita, você precisa entender melhor o tema. Sendo assim, Libras é uma sigla para ngua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. Além disso, desde 24 de Abril de 2002, ela é reconhecida como um meio legal de comunicação e expressão, através da Lei nº 10.436.

Essa linguagem é muito utilizada por pessoas surdas, por isso, é uma importante ferramenta de inclusão social, principalmente no ensino dentro da sala de aula. Por isso, vamos focar na pós-graduação em Libras para esse segmento.

Como é o curso de pós a distância em Libras?

Os cursos de pós na área tendem a ter duração entre 6 e 15 meses, dependendo da instituição de ensino. O curso de especialização docente em Libras tem como proposta preparar educadores para a tarefa de transpor, por meio da comunicação, as barreiras que se erguem entre o universo dos ouvintes e o dos surdos, capacitando-os para o uso da língua brasileira de sinais no processo de ensino-aprendizagem.

Sendo assim, o público alvo dessa especialização são os educadores das redes pública e privada e profissionais da educação.  Porém, todas as pessoas que demonstrem interesse pelo tema também podem se inscrever, desde que já tenham completado um curso de nível superior, ou seja, uma graduação.

O que é ensinado no curso de pós-graduação EAD em Libras?

A grade curricular são as disciplinas e temas que serão apresentados durante o curso. Ela também possui algumas variações de acordo com a instituição, mas a base de ensino é muito similar. Confira abaixo, um exemplo de grade curricular do curso:

  • Didática do Ensino Superior;
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação;
  • Fundamentos Históricos, Biológicos e Legais da Surdez;
  • Aspectos Linguísticos de Libras;
  • Desenvolvimento e Aprendizagem de Alunos Surdos: Cognitivo, Afetivo e Social;
  • Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Durante o curso, o aluno passa por provas e atividades. Porém, nos cursos de pós-graduação não é obrigatória a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Também não consta na grade a realização do estágio supervisionado obrigatório.

Porque é importante que o professor tenha especialização nessa área?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o curso e o que é ofertado, vamos falar sobre a área de atuação. Para começar, é preciso entender porque a pós-graduação em Libras EAD pode abrir portas na profissão e te preparar para os desafios do dia a dia de ensino. Sendo assim, é preciso frisar que desde 2005, se tornou obrigatória a inclusão de disciplina que ensina Libras em todos os cursos de licenciatura, ou seja, as graduações voltadas para a formação de professores, como é o caso da Pedagogia. Além disso, essa disciplina também deve ser ofertada como matéria optativa para os cursos de bacharelado.

Porém, durante a graduação o assunto é superficialmente debatido, levando a necessidade de se aprofundar mais no tema. Afinal, as crianças com deficiência auditiva precisam ter na escola, um local em que passam boa parte da vida, um espaço onde consigam se comunicar e se desenvolver. Para provar isso, separamos abaixo, três motivos que demonstram que uma especialização em Libras é fundamental para os bons profissionais da educação. Confira logo abaixo!

Inclusão social

Muito se fala sobre inclusão social, mas pouco é feito na prática para contribuir com o tema. Então, se você quer corrigir isso, a especialização em libras pode te ajudar. Afinal quando o professor tem o conhecimentos sobre essa linguagem pode incluir um aluno com necessidades especiais e abrir oportunidades para que ele se comunique e se desenvolva. Essa prática também ajuda as demais crianças que podem ter contato com as diferenças e trabalhar a inclusão desde muito cedo.

Formação humanizada

É importante lembrar que o conhecimento em Libras, além de permitir que o aluno com deficiência auditiva entenda a aula, também permite que o professor entenda esse aluno. Ou seja, esse conhecimento proporciona uma formação mais humanizada e de troca. Assim, o professor conseguirá entender melhor quais são as dificuldades do estudante, evitará equívocos e estará mais preparado para lidar com as particularidades do aluno.

Afinal, assim como qualquer outra criança, o deficiente auditivo também possui dificuldades que vão além dos muros da escola, como questões pessoais e familiares. Por isso, é importante que ele tenha espaço de fala.

Agilidade de raciocínio e ação

Quando o professor se habitua a pensar de forma mais ampla, não apenas levando em conta a forma verbal, mas também a visual, consegue mais agilidade e eficiência no repasse do conhecimento. Afinal, Libras envolve expressões faciais e corporais entre outros aspectos importantes, sendo assim, além do conhecimento específico pode estimular o raciocínio e contribuir com outros aprendizados.

Além disso, também vale lembrar que quem opta por estudar Libras consegue se articular melhor e melhorar a coordenação motora, já que é preciso gesticular bastante.

Mercado de trabalho para formados em pós-graduação EAD em Libras

Como você já conseguiu observar, o acesso à educação é um direito assegurado por lei, também para crianças com deficiência auditiva. Sendo assim, cresce a demanda no mercado por profissionais qualificados que possam desempenhar seu trabalho levando em conta a inclusão de todos os alunos da sala de aula. E isso vale tanto para a atuação na Educação Infantil, quanto nas demais séries do Ensino Fundamental, Médio e até mesmo do Superior.

Então, se você trabalha com educação e está procurando uma especialização para seguir, a nossa indicação é que aposte em uma pós-graduação EAD em Libras. Assim, além de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho, você também estará contribuindo para um futuro melhor na educação.

Deixe seu Comentário