Quais os melhores cursos técnicos para fazer em 2021?

Os cursos técnicos, também conhecidos como cursos de tecnologia, têm sido cada vez mais buscados por quem pretende incluir uma graduação ao currículo. Sim, você leu bem, graduação! Muitas pessoas ainda têm a visão equivocada de que esse tipo de curso não é considerado de nível superior, mas ele é sim, sendo inclusive devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). E para te ajudar a fazer uma escolha correta, preparamos esse post para mostrando quais os melhores cursos técnicos para fazer em 2021.

Qual a diferença entre curso técnico e bacharelado?

Antes de mais nada, é muito importante tirar uma dúvida que toma conta da grande maioria das pessoas antes de finalmente decidirem-se pelos cursos de tecnologia: afinal de contas, qual a diferença entre o técnico e o bacharelado?

A resposta é simples! Na realidade não há uma grande quantidade de diferenças, mas as que existem são bastante relevantes. As principais dizem respeito a carga horária, que é das grandes vantagens de fazer um curso técnico, uma vez que existem situações onde a duração pode ser até metade da que seria necessário para concluir um bacharelado.

E isso nos leva à segunda grande diferença, pois, uma vez que a duração é menor, o conteúdo programático do curso também é menor. No bacharelado há bastante foco em disciplinas que ensinam as teorias, enquanto por outro lado, no que também pode ser considerado mais um dos benefícios de um curso técnico, nele o aluno é levado direto à parte prática. Em outras palavras, o foco é ensinar diretamente o que o mercado de trabalho procura, para praticamente sair da faculdade direto para a atuação.

Melhores cursos técnicos para fazer em 2021

Então agora que está tudo devidamente explicado, vamos ao que te trouxe até aqui, descobrir quais são os cursos técnicos em alta, e iniciar em 2021 sua caminhada rumo ao sonhado diploma de nível superior. A partir de agora listaremos, pensando na situação pela qual o mundo tem passado nos últimos meses, cursos técnicos EAD, assim você poderá fazê-lo quase que 100% no conforto da sua casa, evitando ao máximo qualquer exposição desnecessária a qual precisaria se submeter caso optasse pela modalidade presencial.

Tecnologia em Marketing

O curso de técnico em Marketing sempre figura entre os que mais têm alunos matriculados, ano após ano, então obviamente ele deve integrar nossa lista de melhores cursos para fazer em 2021. Ele forma profissionais responsáveis por criar estratégias que visam aumentar as vendas de produtos ou serviços. E são muitas as áreas que oferecem oportunidades para quem possui diploma nessa área, sendo esse portanto um dos cursos técnicos que mais empregam. Podemos listar marketing digital, marketing esportivo, marketing cultural, Inbound marketing, entre outros.

Na grade curricular do curso são vistas disciplinas como Empreendedorismo; Economia e Mercado; Legislação Empresarial; Comunicação Empresarial; Introdução à Administração; Gestão de Marketing; Estratégia de Marketing; Análise de Mercado; Gestão de Produtos e Serviços; Sistema de Informações de Marketing; Gestão de Projetos; Comunicação Integrada de Marketing; e várias outras que deixarão você pronto para ter sucesso na profissão.

Tecnologia em Logística

Outro entre os cursos técnicos a distância que não pode faltar em nenhuma lista dos melhores para se matricular é Tecnologia em Logística. Trata-se de uma área que mantém constante ascensão, uma vez que é essencial para a expansão de empresas, independentemente do seu tamanho ou nicho de mercado. Consequentemente, elas estão frequentemente em busca de profissionais bem qualificados.

Se você optar por esse curso, poderá atuar em diversas áreas, desde a gestão de almoxarifados e armazéns, planejamento de frotas, coordenação e movimentação de insumos e produtos, comunicação com fornecedores, isso para citar apenas algumas.

Na grade curricular são estudadas disciplinas práticas, que te deixam plenamente preparado para ingressar no mercado de trabalho com total eficiência. Entre elas estão: Economia e Mercado; Gestão de Pessoas; Comunicação Empresarial; Gestão de Operações e Estoques; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Logística Reversa; Gestão de Compras e Fornecedores; Logística e Transporte Internacional; e Sistemas de Armazenagem e Movimentação.

Tecnologia em Gestão Pública

Que tal poder atuar com planejamento e desenvolvimento de projetos para o setor público? Ou quem sabe até como um consultor técnico especialista nessa área? Então, entre os cursos técnicos online existentes você certamente precisa escolher o de Tecnologia em Gestão Pública. Não apenas pelo amplo leque de oportunidades, como em assessorias políticas, empresas de planejamento e desenvolvimento de projetos, organizações privadas que prestam serviços para órgãos públicos, ONG’s, entre outras, mas também por ser um dos cursos técnicos mais bem pagos.

Na grade curricular, um futuro gestor público aprende Sociologia Geral; Introdução à Administração; Comportamento e Cultura Organizacional; Finanças, Orçamentos Públicos e Órgãos de Controle; Análise de Dados e Indicadores Sócio Econômicos; Contabilidade Pública; Tecnologia da Informação em Gestão Pública; Ética, Governança e Transparência; Planejamento e Gestão de Obras Públicas; Desafios Contemporâneos e Inovação na Gestão Pública; entre outras disciplinas fundamentais para fazer de você um profissional plenamente capacitado.

Como saber quais os melhores cursos técnicos para você?

Dentre tantos tipos de cursos técnicos existentes, claro que é impossível não bater aquela dúvida sobre qual é o mais adequado para você, certo? No post nós citamos efetivamente apenas três, mas há outros tantos que também são muito visados, e propiciam àqueles que possuem o diploma excelentes oportunidades. Só para não passar em branco podemos indicar ainda: Gestão Ambiental; Gestão da Qualidade; Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Negócios Imobiliários; Processos Gerenciais; Secretariado; Segurança Pública; enfim.

A dica que damos para fazer a melhor escolha e evitar qualquer tipo de futuro arrependimento, é primeiro pesquisar sobre a área de atuação, qual o perfil que as empresas do ramo buscam para os seus profissionais, qual a remuneração paga (caso esse esteja entre os fatores determinantes). Outra atitude que você pode tomar é também conferir a grade curricular do curso do seu interesse, pois através dela é possível ter a real noção se aqueles assuntos são do seu interesse e se você terá prazer em estudá-los.

Enfim, sabemos que é um decisão complicada, que impacta diretamente em seu futuro, mas que se tomada com cautela e baseado em análises, certamente fará de você um profissional competente e, além disso, feliz.

 

 

Deixe seu Comentário