Qual a diferença entre Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia?

Os termos neuropsicopedagogia e psicopedagogia são muito buscados por profissionais da área da educação que buscam uma especialização na área. Mas existem algumas diferenças entre essas duas áreas de atuação.

E se você tem dúvidas em qual caminho seguir, continue lendo esse texto. Aqui vamos te mostrar os conceitos de cada uma delas e ainda falar um pouco sobre o curso de pós-graduação em neuropsicopedagogia.

O que é psicopedagogia?

A Psicopedagogia é a ciência que estuda o fenômeno da aprendizagem. O profissional habilitado em Psicopedagogia Institucional precisa compreender o processo de aquisição de conhecimento para agir tanto no ato de aprender como no de ensinar.

O trabalho do profissional especializado nessa área pode ser exercido em escolas, ONGs, centro comunitários, entre outros.

Para obter bons resultados na execução de suas responsabilidades, o trabalho da Psicopedagogia na escola precisa abranger toda comunidade escolar, como equipe pedagógica, professores, direção, pais, alunos e demais funcionários da instituição de ensino.

Ele é o profissional que auxilia a direção a implantar metodologias de ensino e práticas pedagógicas que beneficiam a qualidade do ensino oferecido aos alunos da Educação especial.

As dificuldades de aprendizagem podem possuir origens diferentes, como cognitiva, neurológica, motora, emocional ou social. Portanto, é papel do psicopedagogo fazer uma investigação a fim de identificar a origem da dificuldade, e auxiliar os alunos em seu pleno desenvolvimento, oferecendo condições para a evolução de suas competências cognitivas.

Para exercer essas atividades, os profissionais formados em Pedagogia, Psicologia ou qualquer licenciatura, precisam cursar uma Pós-graduação em psicopedagogia.

O que é neuropsicopedagogia?

 A Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso focando no funcionamento e processo de aprendizado do aluno. Seu objetivo é levar o aluno à reintegração pessoal, social e educacional com a identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção das dificuldades e distúrbios da aprendizagem.

Para obter os resultados, essa ciência relaciona os estudos das neurociências com conhecimentos de psicologia cognitiva e pedagogia.

O mercado de trabalho para o Neuropsicopedagogo

A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) estabelece que ela pode ser dividida em 3 áreas de atuação: institucional, clínica e hospitalar.

O neuropsicopedagogo clínico pode realizar atendimentos individuais, como em consultório particular ou clínicas, Centros de Referência de Atendimento Social ou em postos de saúde.

Já o institucional atua em instituições de ensino, sejam elas nas modalidades básica ou superior. E o neuropsicopedagogo hospitalar podem atuar em ambulatórios, unidades de internação e outras.

Para se tornar um Psicopedagogo, os profissionais com formação pedagógica ou na área da saúde precisam se especializar através de uma Pós em neuropsicopedagogia.

Pós-graduação em Neuropsicopedagogia

A pós-graduação do EAD Pleno São Luís é voltada a profissionais da área da educação e da saúde, como por exemplo pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros. A especialização visa promover a capacitação completa dos profissionais sobre os principais conceitos da área. O curso possibilitará que profissionais atuem em contextos educacionais, mediante a obtenção de conhecimentos da psicopedagogia, neurologia, psicologia cognitiva e pedagógica, tornando-os aptos para o trabalho com as dificuldades de aprendizagem.

O curso de Neuropsicopedagogia EAD, é completo, composto pelos seguintes conteúdos, distribuídos em 600 horas:

  • Novos Paradigmas Educacionais
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Psicologia do Desenvolvimento
  • Fundamentos da Psicopedagogia
  • Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem
  • Neurociência e Linguagem
  • A Neuropsicopedagogia e o Processo de Aprendizagem
  • Teoria e Prática da Neuropsicopedagogia

Cada módulo tem 75 horas de duração.

O EAD Pleno São Luís é referência é referência quando o assunto é Pós-graduação educação a distância. Os cursos são credenciados pelo MEC, com polos em grande parte do território nacional. Na São Luís, o aluno tem acesso a uma metodologia de estudos flexível, com materiais físicos e virtuais, possibilitando escolher a melhor forma de estudar. Durante todo o curso, o aluno participa de apenas um encontro presencial. O corpo docente é altamente qualificado. O mesmo professor que grava as videoaulas, escreve os livros, garantindo um conteúdo completo e coerente.  O material didático tem linguagem autoexplicativa e foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional.

Com livros impressos e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos.

Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.

Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.

Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.As avaliações online são feitas no portal AVA. As avaliações presenciais são feitas no polo, mediante agendamento prévio.

O conteúdo que você estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

Por fim, agora que você já conhece as diferenças entre neuropsicopedagogia e psicopedagogia já pode começar a sua pós nessa área. Lembre-se que profissionais que possuem uma especialização têm mais chances de conquistar uma boa posição no mercado de trabalho, com salários mais altos, além de trabalhar em uma área que gosta.

Se você quer começar a escalada rumo ao sucesso agora mesmo, um curso de pós-graduação em neuropsicopedagogia pode ser a chance que você estava esperando para conquistar uma carreira promissora.

Deixe seu Comentário