Quando será aberto o SiSU 2021.1?

Se você pensa em participar da edição do SiSU 2021 é bom começar a se informar sobre o assunto.

Isso porque quanto mais informado você estiver, mais fácil será entender o funcionamento do programa e suas chances reais de ingresso em um curso de nível superior.

Caso você ainda não saiba, o SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação – MEC, através do qual instituições públicas oferecem vagas em universidades para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Assim, o SiSU tem como característica preencher vagas em universidades públicas usando a nota do Enem. O método já substituiu o vestibular tradicional em diversas instituições públicas de todo o Brasil e algumas outras ele já é responsável por uma grande parte das vagas, reservadas somente para este tipo de processo seletivo.

Edição do SiSU 2021

Conforme divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, em comunicado emitido no dia 11 de dezembro, a edição do primeiro semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificada – SiSU acontecerá no mês de abril, com a possibilidade de se usar as notas obtidas na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

A previsão é de que os resultados do ENEM sejam divulgados no dia 29 de março, com atraso de cerca de dois meses em comparação aos anos anteriores.

Neste sentido, é mais certo considerar que o edital do SiSU será divulgado no mês de março e a inscrição sisu 2021 tenha abertura já no início do mês de abril.

Cursos mais procurados pelos candidatos

Com base nas inscrições dos estudantes realizadas no ano de 2020, nós do 3dcloner, separamos abaixo o ranking dos cursos mais procurados pelos candidatos e sua concorrência efetiva. Desta forma, você pode conferir se a sua opção está entre os cursos mais buscados e ter uma prévia da concorrência por vaga.

1º Medicina – Mais de 163 mil inscritos/4.882 vagas

2º Direito – Mais de 146 mil inscritos/6.900 vagas

3º Administração – Mais de 99 mil inscritos/9.134 vagas

4º Enfermagem – Mais de 71 mil inscritos/3.627 vagas

5º Pedagogia – Mais de 68 mil inscritos/9.389 vagas

6º Psicologia – Mais de 63 mil inscritos/2.374 vagas

7º Educação Física – Mais de 56 mil inscritos/5.030 vagas

8º Medicina Veterinária – Mais de 47 mil inscritos/2.539 vagas

9º Engenharia Civil – Mais de 46 mil inscritos/4.857 vagas

10º Ciências Contábeis – Mais de 45 mil inscritos/5.132 vagas

11º Odontologia – Mais de 40 mil inscritos/1.804 vagas

12º Ciências Biológicas – Mais de 38 mil inscritos/8.232 vagas

13º Nutrição – Mais de 37 mil inscritos/2.190 vagas

14º Fisioterapia – Mais de 35 mil inscritos/1.458 vagas

15º Arquitetura e Urbanismo – Mais de 31 mil inscritos/1.848 vagas

 Universidades mais procuradas

Além dos cursos mais procurados, as universidades também apresentam preferência por parte dos candidatos quando o assunto é SiSU.

Abaixo segue a lista das queridinhas na disputa por vagas:

UFC – Universidade Federal do Ceará

UFMA – Universidade Federal do Maranhão

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

UFG – Universidade Federal de Goiás

UFBA – Universidade Federal da Bahia

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

UFPB – Universidade Federal da Paraíba

UFF – Universidade Federal Fluminense

IFSP – Instituto Federal de São Paulo

Simulador SiSU

Agora que você já teve uma prévia quanto aos cursos e universidades mais concorridos, que tal testar suas chances de ingresso em um simulador oficial do SiSU?

Sim, isso é possível! Com a finalidade de facilitar a vida dos candidatos, o Ministério da Educação – MEC disponibiliza uma ferramenta de simulação para saber em quais universidades é possível ingressar utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Para utilizar o simulador, basta que o estudante informe as notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação, de qualquer das edições do Enem que tenha participado.

Após esta etapa, marque a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, use os filtros disponíveis. Caso deseje uma simulação mais específica, o estudante pode ainda selecionar algumas das modalidades de concorrência, a região e a UF (unidade da federação) de sua preferência, além do curso e turno desejados.

A principal função da plataforma é fazer um comparativo de informações para aperfeiçoar o desempenho dos alunos. O simulador também serve como auxílio para saber o que é preciso melhorar na nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para conseguir aprovação no curso de interesse.

O simulado SiSU pode ser utilizado no computador e também está disponível para download.

Como fazer sua inscrição no SiSU 2021

Uma vez aberto o período de inscrições, o processo é realizado todo on-line por meio da página Sisu.

Desse modo, basta você entrar com os dados de login e senha, inserir suas informações, escolher até 2 cursos superiores de seu interesse e aguardar ser convocado. Simples, não é?

Tudo isso pode ficar ainda mais descomplicado se você seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Sisu 2021 aqui;
  • Confira as informações importantes como o edital e cronograma;
  • Clique em “fazer inscrição sisu 2021”;
  • Preencha seu número de inscrição e a senha do Enem;
  • Digite os caracteres da imagem para validação;
  • Confirme com muita atenção os seus dados de contato;
  • Clique em “fazer inscrição da 1° opção”;
  • Escolha o curso desejado;
  • Clique em “fazer inscrição da 2° opção”;
  • Escolha o curso desejado.

Depois de inscrito, saiba que, oferecendo um acompanhamento da inscrição para os candidatos, o SiSU, uma vez por dia, calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. Porém, é uma maneira do candidato acompanhar o seu desempenho e as chances de ingresso na plataforma.

Deixe seu Comentário