Tudo que você precisa saber sobre o SiSU está aqui!

No post de hoje aqui do 3dcloner você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre o SiSU.  Assim, para começar deixando você bem informado, explicaremos agora o que é sisu.

O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação – MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De forma bem clara, para quem deseja saber para que serve o sisu, vamos resumir:

O SiSU é usado para preencher vagas em universidades públicas usando a nota do Enem. Ele já substituiu o vestibular tradicional em diversas instituições públicas de todo o Brasil e algumas outras reservam uma parte de suas vagas para esse processo seletivo.

Sendo assim, os candidatos com melhor desempenho/classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Quem pode se inscrever no sisu?

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada – SiSU, apenas o estudante que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.

A inscrição sisu é feita exclusivamente pela internet, na página do programa, e é isenta de cobrança de taxas.

Mas, antes de realizar a sua inscrição, é importante saber que algumas instituições participantes do SiSU adotam pesos diferentes para as provas do Enem.

Assim, quando o candidato se inscreve para um curso que tenha peso diferente adotado pela instituição, o sistema calcula automaticamente e, assim, é gerada uma nova nota a ser apresentada pelo candidato.

Oferecendo um acompanhamento da inscrição para os candidatos, o SiSU, uma vez por dia, calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Porém, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Neste sentido, ainda é preciso destacar que o sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. Para quem ficou curioso para saber quando sai o resultado do sisu, podemos afirmar que a nota de corte real só é informada pelo sistema após o segundo dia de inscrição.

Já o resultado oficial do SiSU pode ser consultado no boletim do candidato, na página do SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800 61 61 61.

Etapas de inscrição do SiSU

  1. As inscrições ficam disponíveis por, no máximo, uma semana;
  2. A consulta de vagas, inscrição e seleção acontece totalmente pela internet;
  3. A inscrição é feita com o uso do número de inscrição do Enem mais recente;
  4. Na inscrição, o estudante seleciona duas opções de curso (que podem ser de áreas diferentes e instituições diferentes);
  5. Existe a possibilidade de modificar os cursos enquanto as inscrições estiverem abertas;
  6. A disputa de vagas é feita de acordo com a nota de corte do curso naquela instituição, assim os candidatos concorrem apenas com determinado grupo;
  7. Após a divulgação do resultado, tem início o prazo de matrícula, que acontece diretamente na instituição de ensino;
  8. Após o prazo de matrícula, a lista de espera é aberta.

Lembrando que, sempre que um candidato não se apresenta à universidade dentro do prazo para se matricular, ele perde a vaga, que acaba voltando para o sistema e é destinada aos inscritos na lista de espera.

Simulador Sisu

Com o objetivo de facilitar a vida dos candidatos, o Ministério da Educação disponibilizou uma ferramenta de simulação para saber em quais universidades é possível ingressar utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

O simulado sisu pode ser utilizado no computador e também está disponível para download, a fim de ajudar ainda mais os estudantes a escolher o curso superior desejado.

A principal função da plataforma é fazer um comparativo de informações para aperfeiçoar o desempenho dos alunos. O simulador também serve como auxílio para saber o que é preciso melhorar na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir aprovação no curso de interesse.

Para utilizar o simulador, basta que o estudante informe as notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação, de qualquer das edições do Enem que tenha participado.

Depois, marque a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, use os filtros disponíveis. Caso deseje uma simulação mais específica, o estudante pode ainda selecionar algumas das modalidades de concorrência, a região e a UF (unidade da federação) de sua preferência, além do curso e turno desejados.

Próxima edição do SiSU

Se você se interessou pelo programa e já quer saber quando abre o sisu em 2021, temos uma boa notícia para você.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, no dia 11 de dezembro, foi informado que a edição do primeiro semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificada – SiSU acontecerá no mês de abril, com a possibilidade de usar as nota obtidas na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Assim, para que você já fique bem preparado para a sua inscrição, vamos recapitular alguns pontos-chave:

  • Por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2021 será possível ingressar no ensino de nível superior, ou seja, na faculdade, em instituições públicas que oferecem esta modalidade;
  • O SiSU 2021 deve estar disponível aos estudantes no mês de abril, conforme comunicado divulgado pelo MEC, em dezembro de 2020;
  • A consulta de vagas, inscrição e seleção acontece totalmente virtualmente.
  • A nota de corte nada mais é do que a pontuação mínima que um candidato deve apresentar para ingressar em determinado curso;
  • O simulador SiSU oferecido pelo Ministério da Educação permite que o candidato avalie o seu desempenho e possa ter uma ideia de qual universidade ele consegue ingressar com a nota obtida no ENEM.

Fique atento!

O edital do programa deve ser divulgado após a divulgação das notas do ENEM, o que está previsto para março.

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário